top of page
  • Foto do escritorSpectro

7 dicas para manter seu animal de estimação aquecido nos dias de muito frio.

Atualizado: 21 de out. de 2023

Estamos no outono e a temperatura despencou na região sul e sudeste. E agora? Como ficam nossos animais de estimação? Tenho que me preocupar com meu cachorro ou com meu gatinho? E as aves, como ficam?


Quando os termômetros marcam abaixo de 10 °C, é muito importante que o tutor observe seu animal de estimação para ver se ele está com frio. A sensibilidade ao frio, varia conforme o porte, a condição corporal e a idade; mas, geralmente, temperaturas em torno de 7 °C ou mais baixas, podem começar a incomodar os Pet.


A temperatura ideal do corpo humano é em média 36,5C°, os cães e os gatos registram média de 38C° e 39C°. Hamsters têm a temperatura média de 36C°, enquanto as tartarugas, por serem animais de sangue-frio, podem registrar 24C°. Gatos e cães reagem de maneira semelhante às baixas temperaturas.


Como Saber se o animal de estimação está com frio?


Os cachorros podem apresentar diversos sinais de que estão com frio tais como: dormir mais do que o normal, letargia, se deitar em formato de “bola”, para tentar se aquecer, alguns podem chorar, resmungar e até a latir sem um motivo aparente, numa tentativa de chamar atenção ou de reagir ao desconforto.


Já os gatos buscam locais mais quentinhos, como no sol, próximos ao tutor ou debaixo das cobertas. Ficam com os pelos mais arrepiados. As extremidades do corpo, como patas e focinho, ficam mais geladas ao toque.


As aves quando estão com frio costumam eriçar as penas por longos períodos, ficando mais quietas em um canto da gaiola.


Os coelhos muitas vezes parecem se tornar até mais ativos no inverno, mas mesmo com a proteção natural da pelagem, podem sentir desconforto térmico nos dias frios e até apresentar quadros de hipotermia (queda de temperatura), se a temperatura corporal ficar abaixo de 38 °C. Entre os sinais de coelho com frio podemos citar; tremores, focinho e orelhas frias, dificuldade para respirar, respiração lenta, movimentos lentos e letargia.


Você que tem um animal de estimação não pode esquecer é que o excesso de frio e falta de cuidados adequados pode ocasionar doenças em todo categoria de animal de estimação. Por isso separamos dicas de como manter os Pet aquecidos.


Anote as dicas para manter seu pet aquecido;


Se você está sentindo muito frio, com certeza seu Pet também estará com frio. Procure mantenha-lo em um lugar aquecido e quentinho durante o inverno.


1. Quando você for dar banho ou levar ao Pet Shop, observe para que seu animal não saia de um local quentinho para um gelado ou muito frio. Isso pode causar um choque térmico. O ideal é secá-lo com secador e esperar um pouco para deixá-lo ao ar livre. Nos dias mais frios é melhor evitar o banho.



2. Mantenha seu pet agasalhado com roupinhas apropriadas ao clima, principalmente os cães de pelo curto. Mantenha seu Pet agasalhado com roupinhas apropriadas ao clima, principalmente os cães de pelo curto. As roupas não são adequadas para os felinos. Além de não gostarem, por se movimentarem muito e pularem em todo canto, pode ocorrer um acidente caso a roupa fique presa em algum canto.


3. Deixe as aves em locais mais aquecidos, longe de correntes de ar, e de preferência cobrir a gaiola com uma toalha ou cobertor. Outra alternativa é aquecer o ambiente com um aquecedor elétrico. Mas cuidado com o excesso de calor!


4. Animais filhotes e idosos, ou com algum problema de saúde, são mais sensíveis e devem receber atenção redobrada no frio.


5. Não deixe seu cachorro, gato, coelho, hamster ou outro bicho molhado. Na volta de passeios, sempre utilize uma toalha ou secador para deixá-lo sequinho.



6. Se o seu pet estiver inquieto, tremendo, parecer ansioso, mais lento, fraco ou procurar lugares quentes para cavar, leve-o para dentro de casa imediatamente. Esses podem ser sinais de hipotermia. Se os sintomas persistirem, procure um veterinário.


7. Muita atenção! Não descuide da alimentação, nem da água. Seu pet deve ser hidratado em todas as épocas do ano.


Independente da espécie, os animais de estimação são parte integrante da família. Por isso tome todos os cuidados necessários para que ele se sinta bem e confortável durante o frio. Assim você evita doenças como pneumonia e doenças do trato respiratório.













9 visualizações0 comentário
bottom of page